Como costurar um pijama de moletom

Este pijama pode ser feito de moletom, moletinho, soft, plush entre outros tecidos. Escolhi o moletinho que é uma malha de baixa elasticidade.

Dobre o tecido de forma a aproveitá-lo bem. Posicione a manga e corpo na dobra . O molde da calça prpecisa estar bem alinhado com a outela do tecido para não torcer a perna. Para isto pode alinhar a barra com a linha de corte do tecido se este estiver cortado bem reto ou a linha central do molde com a ourela do tecido.

Corte deixando margem de 1 cm nas voltas de 2 cm nas barras e cós da calça para colocar o elástico.

Vamos começar montando a blusa. Vou usar overloque, mas pode ser costurada em máquina doméstica. Caso vá costurar em máquina doméstica, costure toda a peça em ponto zigue zague bem fechadinho (largura do ponto 1) e zigue zsague um pouquinho menos que a metade da largura que há na máquina. Agulha número 11 e linha 100% poliéster.

Alfinete ou alinhave e costure os ombros.

Alinhe o centro da manga com o centro da costura do ombro e, direito com direito, alinhave ou alfinete a manga. Passe uma costura.

Mangas costuradas.

Alinhave ou alfinete as laterais, centralizando cava com cava e costure as mangas..

Deobre a barra e os punhos e alinhave. Na máquina doméstica pode fazer a bainha com zigue zague. Eu vou usar outra técnica que, embora dê mais trabalho, mas dá um efeito bom na peça. Mas primeiro vou pregar a gola.

Técnica diferente de pregar punhos e golas em malha: Dobre a barra para novamente para o direito e passe uma costura pregando-a como se fosse um cós postiço.

Vai ficar assim.

Vire para o avesso, dobre ajeite a costura para cima e pesponte.

O efeito será este.

Vamos costurar a calça.

Tem dois jeitos. Você pode costurar os ganchos da frente e das costas separadamente e depois as pernas ou costurar as pernas antes como estou fazendo. Desvire a frente.

Encaixe a perna da frente dentro da perna das costas. Alfinete ou alinhave de forma que a costura do entrepernas se encaixe uma na outra. e costure.

Agora é hora de pregar o elástico que deve ser 20% menor que o cós do pijama ou 10% menor que a cintura da criança. Dobre o elástico já costurado na lateral em 4 partes e alfinete cada parte em um canto do cós da calça, ou seja, meio da frente, meio das costas e laterais. Pelo avesso.

Vá pregando esticando igual mente cada parte com o elástico pelo avesso, na beiradinha, em máquina doméstica com o ponto no zigue zague (largura do ponto 3), na beiradinha do cós.

Dobre o cós e vá pespontando novamente na beirada com o zigue zague. Termine a calça fazendo a barra como já foi ensinado anteriormente ou dobrando e passando zigue zague.

Deixe uma resposta